segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O FANTASMA DA PENHA !!!

Elenco participante da encenação da lenda
 "O fantasma da Penha"


Elisangela Polese (Moradora, Anjo e Nossa Senhora da Penha)
Evelyn Neto (Moradora e Anjo)
Fernanda Melo (Moradora e Fantasma)
Júlive Argentina (Frade)
Valéria Magewsck (Filmagem)

Participação Especial:
Isla Maria (Moradora e Anjinho)

Edição do Vídeo e Agradecimentos:
Pedro Carlos Polese
 


A LENDA: 
"O FANTASMA DA PENHA"

Estavam os religiosos beneditinos instalados, no seu mosteiro, em Vila Velha, quando receberam a visita de um confrade, em passagem para o Rio de Janeiro.

Aproveitando o frescor de uma tarde, resolveu o itinerante dar uma voltinha, a fim de conhecer a terra e conversar com os moradores, para inteirar-se dos seus costumes, e colher informes da região.

Conversa-vai, conversa-vem, surgiu, para forte admiração do estranho, uma notícia fantástica: - No caminho da Penha, (hoje Ladeira do Convento), ainda sem a calçada de lajes e divisão, nos Sete Passos murados, havia uma pavorosa assombração! Acompanhava os que, depois da Ave-Maria, tentavam galgar o Monte, encimado pela Ermida de Nossa Senhora. Tomava-lhes a frente, ás vezes. Não os deixava, porém, repousar, no pequeno templo das Palmeiras.

Resolveu o beneditino desvendar o ministério; provar àquele povo inculto sua coragem de enfrentar o pavor da noite. Passada a hora do Ângelus, tomou de uma lanterna e encetou lentamente, o arrojo da ascensão.  Vagalumes rebrilhavam. Saltavam aves noturnas, com os seus pios e arrulhos.

Vencido o primeiro Passo, quando o luar já prateava algumas clareiras e coava-se, até as pedras cobertas de musgo, eis que espantoso vulto se lhe acerca; transforma-se em vários aspectos sucessivos, segue-o, eqüidistante e ameaçador até o final do percurso.

Na capela, tenta o monge repicar o sino, de modo a comprovar, aos habitantes da Vila, o êxito de sua aventura.

Nada!... Horrenda figura, presa à corda, opunha-se à realização do seu plano; provocava luta indispensável, até que o frade, invoca a Virgem da Penha, e implora o seu celestial socorro. Animado, assim, de filial confiança, vence o temeroso espectro, e toca ardorosamente o sino. Logo, porém, o monstro, dominado pelo furor do evidente fracasso, prende-o com a maior violência, e atira-o, no espaço.

Sente-se logo o nosso herói cercado de anjos, que o amparam e, na segurança de um vôo, trazem-no incólume, suavemente, ao ponto em que, reunidos, o esperavam aqueles moradores da Vila, admirados, agora, de vê-lo chegar tão depressa, quando ainda se ouviam as últimas vibrações do bronze.

- Foi Nossa Senhora da Penha!... – Exclamou o beneditino.

Referências: 

Campaneli, Rodrigo. O fantasma da Penha. Vitória: Casa Campaneli, 2001.(Coleção as mais Belas Lendas Capixabas)

Coradine, Marcia ; Gerlin, Meri Nadia. Pássaro de fogo: lendas, contos e cantos. Vitória: GSA, 2007. ISBN 978-85-89858-24-3. (Inclui 1 CD de áudio)